Ectoparasitoses

Ectoparasitoses

Conversando com os, tutores de meus pacientes, sempre escuto a seguinte afirmação: “ … mas meu cachorro não tem pulgas!!!”, e eu pergunto: Seu bichinho vai à rua ou toma banhos em pet shop? Bem, se a resposta for sim, ele tem pulgas sim!

Ele pega pulgas sim!

Uma, duas,dez e você não as vê!

Este é um assunto embaraçoso, que deixa muitos veterinários constrangidos e, por isso, acabam por deixar de lado a necessidade de um controle de ectoparasitoses!

Entre os ectoparasitas mais comuns, estão as pulgas e os carrapatos. Os menos comuns, incluem os ácaros causadores de sarnas e os piolhos.Todos eles tem importância clínica pois podem transmitir doenças além de serem potenciais causadores de inflamações da pele, independente do grau de infestação! Por exemplo, se seu bichano for alérgico, poucas pulgas podem causar dermatites severas!

As pulgas são poderosas saltadoras, o que facilita sua transferência de um animal para outro. Assim, adquirir pulgas em locais onde há muitos animais como Pet Shops, parques e jardins é super normal. E você não precisa confinar seu bichinho e privá-lo de passeios e encontros! Basta a prevenção!
É importantíssimo que o médico veterinário conheça o ciclo do parasita para que ele conduza a melhor forma de controle e institua o tratamento adequado no caso das infestações.Muitos desses parasitas, como as pulgas e os carrapatos, apresentam parte de seu ciclo no ambiente. Além disso, estágios diferentes de desenvolvimento ( Ovo/ Larva/adulto), exige formas complementares de tratamento.

Para prevenção e/ou tratamento das ectoparasitoses existem atualmente inúmeras opções por via oral ou tópica! A escolha do melhor produto deve estar associada ao grau de exposição do seu bichano aos parasitas, à presença ou ausência de hipersensibilidade a picadas, ao número de animais da casa e a outros fatores que devem ser avaliados por
você em conjunto com o médico(a) veterinário(a).

Contato Rápido

Quer falar conosco, basta preencher o formulário abaixo que entraremos em contato o mais rápido possível.

Consulta a domicílio

Se seu animalzinho não está bem, e prefere atendimento a domícílio para Dermatologia veterinária, agende conosco agora mesmo. Não deixe para depois os cuidados que seu amiguinho precisa o mais rápido possível.

Solicite agora um atendimento *Atendimento sujeito a disponibilidade veterinária com hora marcada!